Prefeitura de Indiara delibera plano de ação para prevenir ataques a escolas e creches municipais

A prefeitura de Indiara anunciou um amplo plano de ação para garantir a segurança dos alunos em todas as escolas e creches da cidade, incluindo os particulares, diante da crescente preocupação com a possibilidade de ataques como os que têm sido registrados em outras cidades do país.

A partir de hoje, 12/04, uma equipe reforçará a segurança de todas as escolas e creches municipais, e particulares. Entre as medidas adotadas, o secretário de educação informou que a Polícia Militar acompanhará o ciclo do horário de entrada de escolas e creches. Além disso, um comandante armado com um professor de apoio ficará responsável pela entrada das escolas, garantindo a segurança dos alunos e dos funcionários.

A prefeitura também investirá em detectores de metais para reforçar a segurança nas entradas das escolas e creches, com o objetivo de identificar possíveis armas ou objetos perigosos que possam ser utilizados em ataques.

As câmeras de segurança instaladas nas escolas serão monitoradas tanto pela escola quanto pela central da polícia militar, para garantir um acompanhamento constante e ágil de qualquer eventualidade que possa ocorrer. Além disso, serão criados procedimentos internos para que os alunos estejam preparados em caso de emergência, incluindo treinamentos e simulações para que todos saibam como agir em situações de risco. A prefeitura ressalta que essas medidas não visam gerar pânico, mas sim garantir a segurança dos alunos e tranquilizar a comunidade escolar.

As escolas já contam com câmeras de segurança, e o prefeito anunciou investimentos para ampliar a rede de câmeras com reconhecimento facial. Isso permitirá identificar pessoas suspeitas ou que possam representar risco à segurança dos alunos.

Outra medida importante é a criação do Conselho de Segurança Escolar. Apresentado como projeto de lei pelo vereador Elias Badequinho. O conselho reunirá professores, pais e funcionários para discutir e encontrar soluções para melhorar a segurança dos alunos. Essa iniciativa visa envolver toda a comunidade escolar na prevenção de possíveis ataques.

A prefeitura reitera que a segurança dos alunos é uma prioridade absoluta e que continuará trabalhando para garantir um ambiente seguro em todas as escolas e creches, incluindo os particulares.

Fonte: Assessoria de imprensa e comunicação da prefeitura de Indiara-GO