7ª Conferência Municipal de Saúde de Indiara-GO discute garantia de direitos, defesa do SUS e da democracia.

• Evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura, Secretaria de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Câmara de Indiara contou com a participação de representantes da sociedade civil e eleição de delegados para a conferência estadual.

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Indiara-GO, foi realizada no dia 1º de março no salão paroquial da Igreja Católica de Indiara, com o tema: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Prefeitura Municipal de Indiara, Secretaria de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Câmara Municipal de Indiara.

A conferência foi dividida em quatro eixos, que foram debatidos em grupos: Eixo I:”O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, Eixo II: “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, Eixo III: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e o Eixo IV: “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”. Cada grupo representado por um coordenador e um relator, discutiram entre si com base no tema principal de seu eixo, onde ao final de muito trabalho apresentaram diretrizes e propostas, que a seguir, foram aprovadas na plenária final, na oportunidade também foram eleitos os delegados que irão representar o município na conferência estadual de saúde pública, onde as ações e propostas formuladas nas conferencias municipais serão avaliadas a nível estadual e federal.

O evento contou com a presença de representantes da sociedade civil, profissionais de saúde, gestores públicos e autoridades locais, que debateram propostas e soluções para os desafios enfrentados pela saúde pública em Indiara e no Brasil. A conferência também reforçou a importância da defesa do SUS, da democracia e dos direitos sociais, fundamentais para garantir o acesso universal à saúde e o bem-estar da população. Além de destacar a importância da defesa do SUS e dos direitos sociais, a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Indiara-GO, ressaltou a relevância do sistema para o cidadão. O SUS é uma política pública que garante o acesso gratuito e universal aos serviços de saúde para todos os brasileiros, independentemente de sua condição social, econômica ou cultural.

Com o SUS, é possível ter acesso a atendimento médico, internações hospitalares, exames e medicamentos, entre outros serviços essenciais à saúde, sem precisar pagar por isso. Isso é fundamental para garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde e prevenir doenças, independentemente de sua renda ou condição social.

Além disso, o SUS é um sistema que promove a equidade e a justiça social, contribuindo para reduzir as desigualdades e promover o acesso universal aos serviços de saúde. Isso é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da população como um todo, e para promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Por essas razões, a defesa do SUS e dos direitos sociais é uma luta de todos, que deve ser apoiada e incentivada pela sociedade civil, pelos gestores públicos e por todos aqueles que acreditam em uma saúde pública de qualidade e acessível para todos.

A realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Indiara-GO, reflete o comprometimento da cidade em garantir uma saúde pública de qualidade e acessível para todos. Essa iniciativa se alinha a um histórico de melhorias na saúde do município nos últimos anos.

Graças aos investimentos em infraestrutura, recursos humanos e equipamentos, a rede de saúde de Indiara vem se fortalecendo e se modernizando. Além disso, o município tem adotado políticas e programas que visam a promoção da saúde, prevenção de doenças e atendimento eficiente à população.

Com a realização da conferência, é possível consolidar esses avanços e promover a discussão de novas propostas e soluções para os desafios enfrentados pela saúde pública em Indiara e no Brasil. A participação da sociedade civil, dos gestores públicos e dos profissionais de saúde é fundamental para garantir que as políticas de saúde sejam pensadas de forma coletiva e inclusiva, promovendo a melhoria contínua dos serviços oferecidos.

Dessa forma, a realização da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Indiara-GO é uma oportunidade para fortalecer o SUS e garantir uma saúde pública de qualidade para todos os cidadãos. Com atitudes como essa, é possível promover ainda mais melhorias na saúde do município e contribuir para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população.